segunda-feira, 29 de abril de 2013

DJs transformam as ruas em pistas de dança durante a Virada Cultural Paulista 2013

Ricardo Don comanda o agito no Engenho
Ninguém vai ficar parado na Virada Cultural Paulista 2013. Um time imbatível de DJs foi convocado para comandar as pick-ups dos palcos principais nas 26 cidades participantes. Ao longo de toda programação do palco externo, os DJs que agitam as principais casas noturnas de São Paulo e de outros estados vão misturar os principais hits da música popular brasileira, incluindo samba-rock, black music e até forró. A Virada Cultural Paulista, que acontece nos dias 25 e 26 de maio, é uma realização do Governo do Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras das 26 cidades e com o SESC-SP.

Esse ano, os DJs esquentam a noite apresentando uma hora de show nos palcos externos, a partir das 19h, logo após as apresentações de stand up, na abertura da Virada. Mas os baladeiros de plantão não precisam ficar tristes. Os DJs voltam para o palco para mais três sets ao longo da noite do sábado e outros três sets no domingo, sempre no intervalo entre as bandas. Ou seja: na Virada Cultural Paulista, não vão faltar oportunidades para dançar.


O DJ Ricardo Don, que está confirmado na Virada de Piracicaba, é o queridinho das festas do Baixo Augusta, que concentra a noite mais agitada da capital paulista. Don fará sua primeira apresentação no Engenho Central às 19h, após a performance de stand-up comedy de Marcos Castro.

DEMAIS CIDADES - A lista das pick ups inclui o DJ Craca, trabalho solo de Felipe Julián - mais conhecido como integrante do Projeto Axial – que já discotecou até em Marselha (França). Na Virada, ele comanda o palco externo de Mogi das Cruzes. Já o DJ Azeitona, que se apresenta em Campinas, começou a tocar no final da década de 80 e foi um dos pioneiros na mixagem de sets com bandas como Depeche Mode, The Smiths, The Cure e U2, entre outras.

Os DJs Felipe Luz e Ian Nunes inovam em suas misturas. Luz é um apaixonado por música brasileira e leva para Marília sets que misturam Elis Regina, Clara Nunes, Caetano Veloso e Paulinho da Viola. Já Nunes, que tocará em Indaiatuba, é especialista em forró e já gravou vocais em faixas de Rita Ribeiro e Zeca Baleiro.

A música negra também estará representada. DJ Paulão apresenta o set Mundo Negro em São José dos Campos, misturando samba rock, soul, samba, funk, MPB, hip hop, afrobeats. O DJ Formiga também vai numa pegada parecida, montando seu line up em Registro com bossa nova, grooves, maracatus, tropicalismos, afrobeats, original-funk, latinices e muitas outras vertentes da música balançada dos anos 60 e 70.

Em Americana quem garante a festa baile é o DJ Chico Leibholz com sets que mesclam Rock e Soul. São José do Rio Preto também terá mistura de ritmos com Fred Lima.

O DJ Volatille Luz se destaca pelas performances visuais e corporais durante o seu set, que ele leva para Araçatuba.

As mulheres também assumem as pick-ups da Virada. A cidade de Mogi Mirim recebe a DJ pernambucana Pita Uchoa, que faz parte do coletivo festivo Voodoohop e cuja discotecagem de ambiência psicodélica leva para pista raridades dançantes e muita música regional do Norte/Nordeste do país. Já a DJ Lia Macedo leva para Presidente Prudente seu projeto de música brasileira.

A cidade de São João da Boa Vista recebe DJ Rodrigo Bento que explora as raízes da MPB com foco no samba e suas ramificações. Araraquara recebe o paranaense de Maringá, Ad Ferreira.

O DJ Samuca Amaral agita a Virada de Assis com muitos beats do groove brasileiro aos beats do boogaloo, afrobeat, e muitos outros graves altamente sacolejantes. Em São Carlos, o DJ Maurício Lima faz uma viagem no tempo que vai de Chiquinha Gonzaga a Gaby Amarantos, Herivelto Martins e Criolo.

No litoral, o DJ Fábio Jota é o responsável pelo line up em Santos, enquanto em Caraguatatuba quem assume as pick-ups é o DJ Rafael Borges.

Em Santa Barbara D’Oeste quem faz o som é o DJ Denilson Azevedo que faz uma vasta pesquisa de música cigana, tribal, de raiz e experimental.

Franca e Diadema recebem respectivamente os DJs André Pollak e Fábio Ock. Pollak é fã dos Mutantes e revisita em seus sets a tropicália, o rock dos anos 80, entre outros estilos da música brasileira.

Em Botucatu o DJ Pedro Cerqueira traduz em sua discotecagem um olhar intuitivo sobre a música brasileira. Nascido em São Luiz do Paraitinga, o DJ mora em São Paulo, é residente da festa uuh “baby!”.

Fechando a lista, o DJ Ricardo Venturini se apresenta na Virada de Bauru e o DJ Rodrigo Isaias garante a festa de Barretos.

Grade completa - Além das apresentações dos DJs, a grade completa da programação da Virada Cultural Paulista inclui apresentações musicais, stand ups, atrações de teatro adulto e infantil, dança, atividades nas unidades locais do Sesc-SP e artistas locais, de forma a valorizar o que é produzido nos municípios. Em breve, a programação completa será disponibilizada no site oficial da Virada: www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br.

Sobre a Virada - A Virada Cultural Paulista é realizada em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios participantes. Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, as prefeituras bancam todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantir a segurança e a limpeza nas áreas do evento. Além disso, o Estado estimula os municípios a montar programações paralelas, com artistas da cidade, de forma a dar visibilidade à produção artística local.

A sétima edição da Virada Cultural Paulista – o maior evento cultural do interior do Estado - acontece nos dias 25 e 26 de maio em 26 municípios: Assis, Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Confira as atrações já confirmadas aqui: www.cultura.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário