quarta-feira, 8 de maio de 2013

Virada Cultural terá 27 sedes e 90 atrações em Piracicaba

Uma maratona cultural com atrações musicais, de dança, teatro, intervenções, exposições, workshops, cultura popular e artes em geral. Assim pode ser definida a Virada Cultural Paulista, que em 2013 será realizada nos dias 25 e 26 de maio, em diferentes cidades do interior do Estado de São Paulo. Piracicaba, pela quarta vez, integrará a programação com cerca de 90 atrações em 27 espaços (em 2012 foram 70 atividades em 15 espaços). Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o evento tem correalização da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (SEMAC).

O principal ponto da cidade será o Engenho Central, com o Palco Externo 1 (com atrações definidas pela Secretaria de Estado da Cultura) e o Palco Externo 2 (com atrações locais). O complexo sediará ainda exposição de artes plásticas no Armazém 14A e oficina e exposição no CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico).

Já a área externa do Engenho, próximo à Ponte Pênsil, receberá parte da programação. Em 2013, o Teatro Municipal Erotídes de Campos, conhecido como “Teatro do Engenho”, vai abrigar as atrações do Palco Interno (atrações definidas pela Secretaria de Estado), pois o Teatro Municipal Dr. Losso Netto está em reforma. 


Além disso, compõem a programação da Virada os seguintes espaços culturais: Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto; Bibliotecas Angelina C. Souza Leal (Vila Industrial) e José Antônio de Souza (Parque Orlanda); Casa do Povoador; Centros Culturais Hugo Pedro Carradore (Santa Teresinha), Zazá (Mario Dedini) e Nhô Serra (Parque 1º de Maio); Centro de Documentação, Cultura e Política Negra; Estação da Paulista; Museu Prudente de Moraes e Pinacoteca Municipal Miguel Dutra.

Além dos espaços administrados pela SEMAC, serão ainda sedes da maratona cultural: Cemitério da Saudade, Centro Social do Novo Horizonte, Largo dos Pescadores, Mercado Municipal, Parque da Rua do Porto, Rua do Porto, Rodoviária Intermunicipal, Terminal Central de Integração, Varejão 1º de Maio, além do Sesc, grande parceiro da Virada em todo o Estado.

“Piracicaba, mais uma vez, terá uma programação excelente na Virada Cultural Paulista. Teremos diferentes opções, que certamente agradarão o público, já que muitas vertentes artísticas serão contempladas na cidade, a exemplo dos anos anteriores. A expectativa é de mantermos os bons números”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

ANO PASSADO - Em 2012, Piracicaba foi o grande destaque entre as 27 cidades participantes. A Noiva da Colina registrou o maior público do evento em todo o Estado: no total, 133.500 pessoas acompanharam as atrações na cidade.

“O público mais uma vez reconheceu nosso esforço e veio prestigiar a Virada em 2012. Procuramos, a cada ano, melhorar o evento. E isso ficou nítido pela qualidade dos espetáculos, shows e intervenções que trouxemos para a maratona cultural no ano passado”, completou a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

Assessoria de imprensa da Virada Cultural Paulista 2013 em Piracicaba
Rafael Bitencourt | rbitencourt@piracicaba.sp.gov.br
Rodrigo Alves | rasilvad@gmail.com
Mariana Valadares | mariana.zitto@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário