quarta-feira, 21 de maio de 2014

Música, cinema, literatura e artes visuais integram programação no Sesc durante a Virada

Com atividades de frentes culturais variadas, o Sesc Piracicaba participa da Virada Cultural com início no sábado, 24/5, às 18h, com a Exposição30 x Bienal - Transformações na Arte Brasileira da 1ª a 30ª Edição, que tem curadoria de Paulo Venâncio Filho e explora os nexos, contextos, relações e processos que os artistas e obras estabeleceram como momentos determinantes na história da Bienal de São Paulo – uma das mais importantes do mundo –, da arte brasileira e também internacional.

Também às 18h duas atividades de literatura acontecem simultaneamente, Poemas de Uma Linha Sóe Virau. Em Poemas de Uma Linha Só, que acontece no hall de entrada da unidade, o Coletivo Unsquepensa Arte, com um grande carretel, convida o público a criar coletivamente um poema de uma linha. Em Virau, na comedoria, os poetas Ademir Assunção e Rodrigo Garcia Lopes e os rappers Renan Inquérito, Pequeno e Garnet, viralizam versos e rimas em sarau literário organizado em parceria com a Casa de Cultura de Hip Hop de Piracicaba.

O poeta cearense Ítalo Clarindo, aproveita e abre sua gaveta para lançar seu primeiro livro de poesias e o artista Gabriel Petito, em Pintura-Apagamento, pratica a visão seletiva do excesso, com a escolha redobrada de imagens que transbordam a capacidade de contemplação, na tentativa de colocar lado a lado as diferenças, forçar os diálogos e estreitar os abismos.

Na sequência, às 19h30, haverá um encontro de gerações da black music nacional entre Gerson King Combo e a banda Supergroove. O show representa a união do soul e coloca todo mundo para dançar. De um lado, Gerson King Combo - um dos principais criadores do estilo black no Brasil com mais de 50 anos de estrada - e, de outro, a nova geração representada pela banda Supergroove.

Mais tarde, às 21h, o cinema entra em cena com o longa A Grande Beleza (La Grande Bellezza), uma produção franco-italiana com direção de Paolo Sorrentino e elenco formado por Toni Servillo, Carlo Verdone e Sabrina Ferilli. Na história, o escritor Jap Gambardella tem 65 anos, e desde o grande sucesso do seu romance O Aparelho Humano, escrito décadas atrás, não concluiu nenhum outro livro. Entre festas da alta sociedade, Jap passa a vida usufruindo dos luxos e privilégios de sua fama. Até o dia em que se lembra de um amor inocente da sua juventude e cria esperança para mudar os rumos de sua vida. Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.

No domingo, 25/5, a Virada continua no Sesc a partir das 9h30 com a exposição 30 x Bienal e nova intervenção do artista Gabriel Petito em Pintura-Apagamento. Às 11h o Grupo Girassonhos realiza a contação Gira Roda dos Tempos, uma adaptação de histórias que apresentam as descobertas da infância, como a leitura, o esconderijo do Papai Noel e a passagem do tempo. Mais tarde, às 13h, o Coletivo Unsquepensa Arte promove novamente o Poemas de uma Linha Só.

O Sesc encerra sua participação na Virada Cultural 2014 com o show de Lê Coelho e os Urubus Malandros, onde o compositor paulistano apresenta o repertório do primeiro trabalho com a banda Urubus Malandros, Um Samba a Mais, que contou com a participação especial de músicos como Zeca Baleiro, Vânia Bastos e Ully Costa.

24, sábado

LITERATURA
Virau
18h, Comedoria.

Poemas de Uma Linha Só
18h, Hall de Entrada.

ARTES VISUAIS

30 x Bienal
18h, Área de Exposições.

Pintura-Apagamento
18h, Comedoria.

MÚSICA

Gerson King Combo & Supergroove
19h30, Comedoria.

CINEMA
A Grande Beleza
(La Grande Bellezza)
ITA/FRA, 2013, cor, 141’ / Dir: Paolo Sorrentino
Não recomendado para menores de 14 anos.
21h, Teatro.
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

25, domingo

ARTES VISUAIS

30 x Bienal
9h30, Área de Exposições.

Pintura-Apagamento
9h30, Comedoria.

CONTAÇÃO DE HISTÓRAS

Gira Roda dos Tempos
11h, Comedoria.

LITERATURA

Poemas de Uma Linha Só
13h, Hall de Entrada.

MÚSICA

Lê Coelho e os Urubus Malandros
16h, Comedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário