segunda-feira, 18 de maio de 2015

No sábado, Bárbara Eugênia apresenta repertório de É o que temos às 22h30

Foto: Marcos Vilas Boas


A cantora Bárbara Eugênia é umas das atrações da Virada Cultural Paulista em Piracicaba. A carioca, que vive em São Paulo desde 2005, sobe ao Palco 1 do Engenho Central no sábado, 23, às 22h30. A entrada é gratuita.

Em 2007 Bárbara foi convidada pelo produtor musical Apollo 9 para participar da trilha sonora do filme O Cheiro do Ralo, do premiado cineasta Heitor Dahlia.

No ano seguinte, ela conheceu o músico Edgard Scandurra e juntos – contando com as participações de Arnaldo Antunes, Henrique Alves, Chris Hidalgo, Juliana R., entre outros – iniciaram o projeto musical LesProvocateurs, que presta homenagem ao cantor francês Serge Gainsbourg até hoje.

Na mesma época, a cantora e compositora também participou da turnê da banda 3namassa, onde conheceu Junior Boca, responsável pela produção de seu primeiro álbum, Journal de Bad, lançado no fim de 2010. O disco conta com participações importantes como Edgard Scandurra, Tom Zé, Pupillo, Dengue, Karina Buhr e Guizado. Com músicas de sua autoria, Bárbara recebeu faixas inéditas de Jam da Silva, Tatá Aeroplano e Junio Barreto, além de fazer versões de Fernando Catatau e Tom Zé.

Após o lançamento de Journal de Bad, Bárbara foi convidada para fazer parte de grandes projetos que a consolidaram de vez como uma das principais vozes da música brasileira atual: participou do DVD Amigos Invisíveis, de Edgard Scandurra, fez parte da coletânea Literalmente Loucas (Elas cantam Marina Lima), gravou a música-tema do filme Abismo Prateado, de Karim Ainouz, dividiu o palco do VMB-MTV com Marina Lima e do Trip Transformadores com Luiz Melodia e Wilson das Neves; participou da gravação do programa Som Brasil (Globo), da coletânea Re-trato, disco-tributo ao Los Hermanos, da coletânea Mulheres de Péricles, disco-tributo a Péricles Cavalcanti, e da segunda temporada do programa Cantoras do Brasil (Canal Brasil), em homenagem a Vinicius de Moraes.

Em 2012, foi uma das ganhadoras do concurso do selo Oi Música, intitulado Festival MPTM (música para todo mundo), que a contemplou com a gravação de seu segundo álbum e o show de lançamento do CD. É o que Temos saiu em abril de 2013 e tem produção de Clayton Martin (Cidadão Instigado) e Edgard Scandurra. O disco conta com as participações de Pélico, Tatá Aeroplano e Mustache e os Apaches.

É o que Temos, em pouco tempo, já rendeu a Bárbara Eugenia o Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria Versão do Ano, com a faixa Porque Brigamos, sucesso de Neil Diamond eternizado em português pela cantora Diana.

Em 2014 lançou, em parceria com Chankas (Fernando Cappi – Hurtmold), o álbum do projeto homônimo Aurora. Um trabalho de resgate da canção, fortemente inspirado em Beatles, Neil Young, mesclando folk, country e elementos psicodélicos.

No mesmo ano, Bárbara e sua banda embarcaram na primeira turnê internacional, nos Estados Unidos, passando por cidades como Chicago, Nova York (Brazil Summer Fest), Washignton D.C. e Detroit, entre outras.

No momento está em fase de pré-produção do seu terceiro disco solo, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2015.

SERVIÇO - Show com a cantora Bárbara Eugênia, na Virada Cultural Paulista em Piracicaba. Sábado, às 22h30, no Palco Externo 1 do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454). Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário