terça-feira, 10 de maio de 2011

Coreológicas-Ludus, do Caleidos Cia. de Dança, se apresenta no SESC Piracicaba como parte intregrante da Virada Cultural

Coreológicas - Ludus

Caleidos Cia. de DançaDireção, concepção e coreografia: Isabel Marques. Codireção e orientação dramatúrgica: Fábio Brazil.
Remontagem e releitura do repertório dos espetáculos Coreológicas, realizados entre 1996 e 2008, os quais propõem novos jogos entre os elementos da linguagem da dança e o público presente.


15/05 - 11h. Teatro. Livre para todos os públicos. Grátis. Retirada de ingressos na Central de Atendimento com uma hora de antecedência.

Coreológicas-Ludus, do Caleidos Cia. de Dança, se apresenta no SESC Piracicaba, em 15 de maio, às 11h, no teatro, como parte intregrante da Virada Cultural Paulista na unidade. A apresentação será gratuita, livre para todos os públicos e a retirada dos ingressos são feitos na Central de Atendimento da unidade. Direção, concepção e coreografia são de Isabel Marques, que divide a direção com Fábio Brazil. A trilha musical contemporânea foi composta por Divan para o espetáculo. Mariana Piccolli assina o figurino.

As intérpretes Luciana Nunes, Renata Baima, Samanta Roque e Carolini Lucci exploram a linguagem da dança por meio dos estudos de Laban e a interatividade com o público como valor estético e educativo.

Coreológicas-Ludus é um reencontro com o repertório dos espetáculos Coreológicas do Caleidos Cia. de Dança realizados nos últimos 13 anos (1996-2008), que propõe novos jogos entre os elementos da linguagem da dança (a Coreologia de Rudolf Laban) e o público.

Cenas sorteadas

Cada apresentação será uma única composição de cinco cenas dos seis espetáculos anteriores (são 22 coreografias), tomando os jogos do acaso (as cenas são sorteadas pelo grupo) e as proposições artísticas como base à interação com o espectador. “Da observação nasce o aprendizado, da participação surge a criação e dela um novo espetáculo a cada apresentação”, diz a diretora Isabel Marques - autora de “Ensino de Dança Hoje” (5a.ed) e “Dançando na Escola” (4a.ed), livros indicados para concurso público em vários Estados.

Coreológicas foi desenvolvido a partir do interesse de Isabel em poder ensinar e trabalhar os conceitos de Rudolf Laban de maneira diferenciada, ou seja, não somente em forma de aula. O espetáculo foi concebido a partir dos conceitos desenvolvidos em sua tese de doutorado em que discute o papel do artista-docente e a interatividade como proposta artística na contemporaneidade.

Coreológicas apresenta interface educativa. Ao longo dos anos, foram criados espetáculos diferentes entre si (coreografia, trilha, figurino, cenário etc.), com a mesma concepção. Cada montagem aborda temas de movimento propostos por Laban em diferentes formatos artísticos (coreografias), de forma lúdica para público com diversas culturas corporais. É um projeto e um espetáculo inclusivo, pois convida e agrega, dançando, corpos de diferentes idades, etnias, classes e gêneros em processo de apreciação e criação individual e coletiva.

“O espetáculo oferece dois momentos: o de ver (apreciar) e o de dançar (interagir). A partir da observação/fruição daquilo que as intérpretes propõem dançando, o público, convidado, toma parte ativa no espetáculo. As artistas encontram paixão em estimular com arte o movimento do corpo do espectador. A experiência resulta em fruição e conhecimento da arte com prazer e alegria para todos”, fala o diretor Fábio Brazil.

Por meio de suas propostas interativas, não herméticas, Coreológicas colabora na formação de público para dança contemporânea. Contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança, 6ª edição -2009, com apoio da Meta Assessoria Contábil e da Universidade Anhembi-Morumbi, o Caleidos Cia. dá continuidade a projeto que não somente contempla e foca o público leigo (não profissional de dança), mas forma (e “re-forma”) as possibilidades de assistir/fazer dança contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário