sábado, 14 de maio de 2011

Vida de Portinari é retratada em peça na Virada Cultural de Piracicaba

Um espetáculo para todos os públicos, que promete reavivar os mais puros sentimentos do público adulto e deixar as crianças encantadas. Assim é Candim, montagem que aborda a vida do pintor Cândido Portinari. A atração – que tem entrada gratuita – estará em cartaz em Piracicaba às 10h30 deste domingo (15), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, como parte da programação da Virada Cultural Paulista.



Interpretado pelo ator Carlinhos Rodrigues, Candim é o menino simples, sonhador, de pés descalços e calças curtas. Ele vive intensamente suas aventuras em sua cidade natal: Brodósqui. Ao mesmo tempo, Candim é o pintor consagrado, premiado, homenageado e que recorda seus tempos de menino do interior com emoção e lucidez.

O menino Candim morre de medo da figura enigmática do Espantalho, que dança ao seu redor nos pesadelos enquanto dorme. O homem Candim busca a forma de vencer esse medo retratando em seus quadros aquela figura que, segundo o próprio pintor, é o seu autorretrato.

É a menina Janelise (papel da atriz Drika Vieira), uma simples criança de rua, que vem buscar Candim – em suas lembranças – para ajudá-lo a vencer o medo. Medo que todos nós temos de alguma coisa, de um sentimento, do passado e do futuro.

Em 2007, quando foi apresentado pela primeira vez no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Candim saiu com três premiações na primeira edição do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). Pela escolha do júri, a montagem sagrou-se como Melhor Espetáculo. Carlinhos Rodrigues saiu como Melhor Ator e ao lado de Drika Vieira houve a conquista do troféu Melhor Direção.

Somente com Candim, a Cia. da Casa Amarela recebeu 40 prêmios em festivais de teatro, incluindo dois troféus APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). A peça foi apresentada mais de 600 vezes em diversas regiões do Brasil e também no exterior, nas cidades de Porto, Braga e Arcos de Valdevez, em Portugal.

A Virada Cultural em Piracicaba terá como atrações Titãs, Sandália de Prata, Les Pops, Emiliano Castro, Criolina, Nany People, Duofel, entre outros shows musicais, espetáculos de teatro, exposições e intervenções circenses. Para encerrar a maratona cultural, o Engenho Central recebe a banda Pink Martini, às 17h de domingo, dia 15.

O evento – que acontece simultaneamente em 23 cidades do interior e litoral – é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura com apoio do Sesc. Em Piracicaba, a correalização é da Secretaria Municipal da Ação Cultural. A íntegra da programação está no blog http://www.viradaculturalpiracicaba.blogspot.com/. Há ainda um trabalho nas redes sociais, por meio do Twitter (@ViradaPira) e por conta no Facebook (Virada Piracicaba).

O Teatro Municipal Dr. Losso Netto fica na avenida Independência, 277, Centro de Piracicaba. Os ingressos para a apresentação devem ser retirados uma hora antes do início. Mais informações: (19) 3433-4952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário