terça-feira, 15 de maio de 2012

Virada em Piracicaba: mais de 70 atrações gratuitas

A Focus Cia. de Dança, do Rio de Janeiro, faz a abertura oficial

Uma maratona cultural, com atrações musicais, de dança, teatro, performances, cultura popular, comédia stand-up, mostra de cinema, oficinas e artes em geral. Assim pode ser definida a Virada Cultural Paulista, que será realizada nos dias 19 e 20 de maio de 2012 em 27 cidades do interior do Estado de São Paulo. Piracicaba, pela terceira vez, fará parte do megaevento e contará com 15 sedes, com mais de 70 atrações totalmente gratuitas para a população.

A principal sede, o Engenho Central, contará com esperadas apresentações, que se estenderão por toda a noite de sábado (19) e tarde e noite de domingo (20). Se apresentarão grandes artistas como Baile do Simonal, Mart´nália, Daniel Gonzaga, Banda Glória e outros. 

O Teatro Municipal Dr. Losso Netto, um dos principais endereços culturais da cidade, será o espaço que sediará a abertura oficial da Virada Cultural, às 18h. Embalada nas canções do rei Roberto Carlos, a Focus Cia. de Dança apresenta o espetáculo As Canções que Você Dançou para Mim. O espaço contará também com Marcelo Jeneci e Thiago Pethit, o espetáculo de comédia stand-up de Ruddy Landucci, além de intervenções e encenações teatrais infantis.

Mas as atrações não param por aí. Vários espaços da SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) oferecerão inúmeras atrações aos piracicabanos, que vão desde oficinas artísticas e musicais, passando por mostra de cinema e exposições, até saraus e apresentações de corais. E além dos espaços da SEMAC, outros locais da cidade participarão da Virada. São eles: Sesc, Rodoviária Intermunicipal, Shopping Piracicaba, Mercado Municipal e o Parque da Rua do Porto.

“Pela terceira vez Piracicaba provará que tem vocação cultural e que é um dos mais significativos berços de cultura do estado de São Paulo e do país. A cidade abraçou de vez a Virada Cultural Paulista em todas as suas frentes, e teremos, mais uma vez, inesquecíveis momentos de cultura com todas as atrações ocorrendo de forma totalmente gratuita”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Rizzolo Camolese.

São apoiadores culturais em Piracicaba a Schincariol, o Sal e Grill Churrascaria e o Café Morro Grande.


PALCO 2 DO ENGENHO CENTRAL

Além das atrações do Palco 1 do Engenho Central, definidas pela Secretaria de Estado da Cultura, para valorizar ainda mais os artistas piracicabanos, além de disseminar a cultura local, o Engenho Central contará, mais uma vez, com o Palco 2, com grandes atrações musicais locais: Júlia Simões, Dona Zaíra, Sambalanço Social Clube, Nordahl e os Cabeças, Mazzaropi Contra o Crime, Rio Grande e Juca Ferreira.

O Palco 2 da Virada Cultural Paulista no Engenho Central foi criado em 2011 com o objetivo de contemplar os artistas piracicabanos. “Trata-se de uma experiência incrível, onde artistas locais dividem espaço com artistas consagrados, que se apresentaram no Palco 1. É algo que vem dando muito certo e, por isso, daremos continuidade em 2012”, afirma a secretária Rosângela.


HISTORICO

Inspirada na Virada Cultural da capital, a Virada Cultural Paulista não para de crescer desde sua primeira edição em 2007. Naquele ano foram 200 atrações em 10 cidades e o público chegou a 200 mil pessoas. Em 2008 foram 476 atrações, atingindo um público de mais de 738 mil pessoas. Em 2009, a Virada contou com 560 atrações e levou 1 milhão de pessoas para as ruas. Em 2010 chegou a 1,5 milhão. E em 2011, mais de 1.000 atrações contaram com um público de 1,7 milhão de pessoas.

“É oportuno dizer que o evento é inspirado na Nuit Blanche (Noite Branca) de Paris e foi instituído no estado de São Paulo pelo então governador José Serra e, na sábia continuidade de ação, promovido pelo governo de Geraldo Alckmin, com a competência do Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo e sua equipe”, explica a secretária.


PIRACICABA

Em 2011, Piracicaba foi uma das sedes da Virada Cultural Paulista pela segunda vez. Os números finais apontaram para um imponente público de 242.897 pessoas, somando todos os espaços ao longo das 24 horas do evento. E o grande destaque na cidade ficou por conta das apresentações de Titãs – que ocorreu na noite de sábado e do Pink Martini – que encerrou o evento em grande estilo no Engenho Central –, grupo americano formado por 12 músicos e que ficou mundialmente conhecido por compor trilhas para Hollywood. 

“Embora nossa preocupação não seja prioritariamente a quantidade, em 2010, primeiro ano da Virada em Piracicaba, o município registrou público de 180 mil pessoas, o segundo maior público daquele ano. Em 2011 chegamos a 250 mil pessoas. E a expectativa em 2012 é a de, mais uma vez, registramos um grande público”, completa Rosângela Camolese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário